Digite aqui o assunto do seu interesse:

domingo, 7 de outubro de 2012

ALLAN KARDEC E AS INFLUÊNCIAS II

Olá,

Claro que na formação de Allan Karde refletiram certas influências de sua época, mas o Codificador do Espiritismo não se prendeu a nenhuma limitação.
Se, realmente, encareceu a necessidade da prova dos fatos, e ele próprio julgou indispensável a experiência no campo fenomênico, não foi, contudo, um experimentalista  radical, fechado no círculo


exclusivo dos fenômenos, pois a visão global lhe permitia encarar a comunicação dos espíritos também pelo prisma filosófico e pelas suas consequências; se deu muita ênfase à razão, se acentuou bem a importância do raciocínio claro, não foi um racionalista ortodoxo, entronizado na supremacia intelectual, indiferente a outros aspectos da vida; se reconheceu o valor da fé, como necessidade do espírito, não chegou à beatice nem aprovou atitudes contemplativas, mas preconizou claramente
a “fé raciocinada” em contraposição à fé cega e passiva.

Dentro desta ordem de ideias, em que se conjuga uma síntese de razão e sentimento, de experiência
e fé, tanto quanto de trabalho e moralidade, transcorre naturalmente, necessariamente o sentido universalista de seu pensamento.
Um homem como Allan Kardec, dotado de tantas possibilidades, detentor de uma cultura humanista muito bem organizada, não poderia deixar de ser um espírito universalista, com evidentes claridades para compreender as manifestações da vida.

Então, e por isso mesmo, embora tivesse recebido a Doutrina pura dos espíritos, pois foram estes que transmitiram os ensinos originais, Allan Kardec imprimiu ao trabalho de codificação os traços de seu espírito, com toda a independência, sem subordinação a nenhuma corrente:
o racionalismo, a propensão universalista, a supremacia dos valores morais, a iluminação pela fé, a exatidão das provas.
Tudo isto, sem formar compartimentos fechados, está na estrutura da Codificação do Espiritismo. Nesta síntese, portanto, se descobre inconfundivelmente a personalidade ativa de Allan Kardec, como
que “de corpo inteiro”.


Allan Kardec  Deolindo Amorim

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou dúvida. Terei prazer em respondê-lo.