Digite aqui o assunto do seu interesse:

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

LEI DE DESTRUIÇÃO - O ASSASSÍNIO

 Olá,

Em pleno século 20, homens existem que ainda defendem com ardor a pena capital para certos criminosos e, em vários casos, o direito de matar.
Via de regra, argumentam que o sexto mandamento não pode ser interpretado em sentido absoluto, já que o próprio Deus teria estatuído uma série de circunstâncias e de motivos em que o assassínio seria não apenas
lícito, mas até aconselhável ou necessário.


Surgem, então, citações do V. T. quais as seguintes:
 “Se algum boi escornear homem ou mulher, que morra, será apedrejado, e não se comerão
as suas carnes; o dono do boi, contudo, será inocente.
 Mas se o boi já era escorneador e o seu dono foi conhecedor disso e não o encurralou, matando
homem ou mulher, o boi será apedrejado e também o seu dono morrerá.”
“A feiticeira não deixarás viver.”
“Todo aquele que se deitar com animal, morrerá.”
“O que sacrificar aos deuses, e não só ao Senhor, será morto.” (Êxodo)
“Se um homem tiver um filho contumaz e insolente, que não está pelo que seu pai e sua mãe lhe ordenam, e, castigado, recusar com desprezo obedecer-lhes, pegarão nele e o levarão aos anciães daquela cidade e, à porta onde se fazem os juízos, lhes dirão:
Este nosso filho é rebelde e contumaz, despreza as nossas admoestações, passa a vida em comezainas, dissoluções e banquetes.
O povo da cidade o apedrejará e ele morrerá, para que assim tireis o mal do meio de vós. (Deut.)

Ainda segundo o Velho Testamento, Moisés teria recebido, diretamente de Deus, ordens tachativas e peremptórias para eliminar os transgressores da fé judaica e os adversários do povo judeu, como se vê nos seguintes excertos:
“Estando os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado, o qual foi metido em prisão, porque ainda não se sabia o que deviam fazer com ele. Disse então o Senhor a Moisés: Este homem morra de morte, todo o povo o apedreje fora do arraial. Toda a congregação o lapidou, e o tal homem morreu, como o Senhor ordenara a Moisés.” (Números,
capítulo 15 versículos 32 a 36.)

“Das cidades destas nações que o Senhor teu Deus te dá em herança, nenhuma coisa que tem fôlego deixarás com vida, antes destruí-las-ás, para que não vos ensinem as abominações que fizeram a seus deuses e pequeis contra o Senhor vosso Deus.” (Deut.)

Não é de se admirar, portanto, que, seguindo à risca tais prescrições, os reis de Israel tenham praticado os crimes mais horripilantes.
Uma pequena amostra: “Ajuntou David todo o povo e marchou contra Rabbath: e depois de combatida, a tomou... E trazendo os seus moradores, os mandou serrar, e que passassem por cima deles carroças ferradas, e que os fizessem em pedaços com cutelos, e os botassem em fornos de cozer tijolo. Assim o fêz com todas as cidades dos amonitas, etc.” (II Reis, 12: 29-31.)

Se tais sentenças procedessem realmente de Deus — agora somos nós que o dizemos
não haveria porque hesitarmos na prática de qualquer assassínio, visto que o (mau) exemplo viria de cima.
Já é tempo, entretanto, de sabermos que tudo o que se contém na Bíblia, em contraposição ao Decálogo, não é e nem poderia ser de origem divina, mas tão sômente preceitos humanos, quase sempre outorgados por Moisés para o povo judeu e para aquela época de ignorância e barbarismo.
Tanto assim que o Cristo, várias vezes, após fazer referência a eles, acrescentava: “eu, porém, vos digo”, e se punha a ensinar coisas diametralmente opostas.
Efetivamente, Aquele que ditou o NÃO MATARÁS e “em quem não há mudança nem sombra de variação”, segundo o apóstolo Tiago, não poderia contradizer-se, ordenando alhures: “mata, destrói, extermina!”

Não se encontra, em todo o Evangelho, uma só passagem que autorize o uso da violência, nem mesmo uma palavra ofensiva, quanto mais o assassínio!
E a Doutrina Espírita, em tudo conforme com a moral cristã, proclama que, mesmo quando agredido e em situação extremamente difícil, cabe ao homem apenas o direito de defender-se, de modo que possa preservar sua vida, nunca o de atentar contra a de seu agressor, pois, qualquer que seja a hipótese, é preferível morrer a ter que matar.
(Capítulo 6º, questão 748).

AS LEIS MORAIS RODOLFO CALLIGARIS

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou dúvida. Terei prazer em respondê-lo.