Digite aqui o assunto do seu interesse:

sábado, 18 de maio de 2013

LEI DE PROGRESSO

 Olá,

“ 780  -  O progresso moral acompanha sempre o progresso intelectual?
“Decorre deste, mas nem sempre o segue imediatamente.”

“792  -  Porque não efetua a civilização, imediatamente, todo o bem que poderia produzir?
“Porque os homens ainda não estão aptos nem dispostos a alcançá-lo.”
“O Livro dos Espíritos”



Segundo a Teologia, o homem fora justo, puro, feliz, e assim poderia ter-se mantido por toda a eternidade. Tentado, por satanás, desobedeceu ao Criador, sofrer, em consequência desse ato grave , a privação da graça, a perda da paz, a  ignorância, a inclinação para o mal, e toda a sorte de misérias do corpo e da alma.
Em outras palavras, isso quer dizer o gênero humano teria surgido na Terra perfeito, ou quase, mas depois se degradou até quem opine que se vem tornando cada vez pior.
A Doutrina Espírita, ao contrário, mostra que o progresso é lei natural, cuja ação ,sentir em tudo no Universo, não sendo admissível, por conseguinte, possa o homem frustra-la ou contrapor-se-lhe.
Com efeito, impulsionado por ela, lo haver “decaído”, “o rei da criação” foi perdendo, ao longo dos séculos, as ferezas do troglodita, a amoralidade do bárbaro, a insipiência do selvagem, num desenvolvimento intelecto-moral vagaroso, mas seguro e ininterrupto, eis que, “imagem e semelhança de Deus”, está fadado a adquirir todos os conhecimentos da Sabedoria e todas as virtudes da Santidade.
Claro que ele se encontra, ainda, bastante distanciado dessa perfeição, mas quem quer que conheça um pouquinho de história da civilização, não pode deixar de reconhecer o enorme avanço, não só na técnica como nos costumes, que conseguiu realizar.
É verdade, sim, que o seu progresso moral se acha muito aquém do fabuloso progresso intelectual a que chegou, e daí porque prevalece, em nossos dias, uma ciência sem consciência, valendo-se, não poucos, de suas aquisições culturais, apenas para a prática do mal.
Os funestos resultados do mau emprego de sua inteligência recairão, porém, fatalmente, sobre si mesmo, arrancando-lhe “sangue, suor e lágrimas” em crescente profusão, até que, trabalhado pela Dor, ganhará experiência, aprendendo então a equilibrar as forças da mente e do coração, como lhe
convém, para que sua marcha ascensional se efetue sem quedas nem desvios.
É verdade, também, que o egoísmo e o orgulho, inspiradores de muitas da leis iníquas em vigência neste mundo, favorecendo os poderosos em prejuízo dos fracos, podem retardar, como efetivamente têm retardado, a prosperidade e o bem-estar comuns.
É que a  Providência, para dar ao homem o mérito de elevar-se pelo próprio esforço e livre iniciativa, sempre lhe concede moratória para que corrija e aperfeiçoe suas instituições, visando àquele objetivo.
De tempo em tempo, entretanto, esgotados os compassos de espera, sacode-as violentamente, destruindo privilégios odiosos, preconceitos estúpidos e governos opressores, dando ensejo a que, embora a contragosto dos reacionários e dos retrógrados, o progresso se faça e a conduta humana
se harmonize, gradativamente, com a Lei Divina, que outra coisa não quer senão que os bens terrenos sejam partilhados equitativamente por quantos hajam concorrido para produzi-los, e que a Paz, alicerçada na Justiça, seja uma bênção a felicitar todas as raças e nações.
Argumentam alguns filósofos que a civilização só serve para aumentar a ambição, estimular a vaidade, multiplicar os vícios, complicar e dificultar a vida, etc, e que seria melhor para o homem que ele retornasse ao estado primitivo, de ignorância e irresponsabilidade.
Se tais pensadores estivessem com a razão, e o gozo fôsse inversamente proporcional ao grau evolutivo das criaturas, convir-nos-ia regredir, não apenas à semiconsciência do bruto, mas à condição de meros vermes...
O absurdo de semelhante concepção é evidente, não acham?
Antes de malsinar a civilização, urge que cada um de nós ofereça a sua contribuição pessoal para que ela se apure; e, em vez de tentarmos embaraçar a torrente do progresso, acompanhe-mo-lo, porque, resistir-lhe, é correr o risco de ser esmagado.

AS LEIS MORAIS                              RODOLFO CALLIGARIS

Deixe seu comentáerio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou dúvida. Terei prazer em respondê-lo.