Digite aqui o assunto do seu interesse:

segunda-feira, 20 de maio de 2013

O QUE É OESPIRITISMO ? II


Olá,


A humanidade, que vivera sob o obscurantismo
medieval, que perdurara até o século XVIII, alcançou, no
século XIX, sua maioridade. 
A religião dogmática cedialugar ao conhecimento firmado na razão e nas ciências para o entendimento do espiritual sem limites estabelecidos.
À mesma época do lançamento do manifesto
comunista e da efervescência das idéias positivistas e
evolucionistas, os espíritos intensificaram suas


 
manifestações. 
Na cidade de Hydesville, no Estado de NewYork, nos Estados Unidos, um espírito que se denominou Charles Rosma, consegue, através de batidas nas paredes,comunicar-se com duas garotas, as irmãs Fox, assombrando o mundo com a clareza de seu depoimento, dando provas da continuidade da vida após a morte. 
A essa altura os espíritos, que assim se denominaram, utilizando-se de mesas e outros objetos, manifestavam-se nos salões parisienses através de fenômenos conhecidos com o nome
de Mesas Girantes.
Nessa época, as experiências com magnetização eram comuns e atraíam o interesse dos homens de ciência, principalmente em Paris. Dentre eles um professor, cuja experiência em educação foi adquirida com Pestalozzi.
 Esseprofessor era Hippolyte Léon Denizard Rivail,cognominado Allan Kardec, nascido a 3 de outubro de1804, em Lion, França, filho de um juiz de direito, estudou em Yverdoon, na Suíça e seguiu, quando de seu retorno à França, a carreira do magistério, divulgando o método de
Pestalozzi, seu educador, com quem colaborou. 
Fundou edirigiu uma escola e dedicou-se à tradução de obras do alemão e do inglês. Escreveu seu primeiro livro, aos 19 anos, sobre aritmética e, mais tarde, outro sobre gramática francesa. Dedicou parte de seu tempo ao estudo e à prática do magnetismo.
 Casou-se aos 27 anos com a escritora e professora Amélie-Gabrielle Boudet, sua colaboradora na
escola. Em fins de 1854, o Sr. Fortier, magnetizador com quem Rivail mantinha relações, falou-lhe a respeito das mesas que giravam e “falavam”. 
Em 1855 foi convidado a assistir as reuniões onde ocorriam os fenômenos das mesas girantes. Em princípio, ao presenciar os fenômenos, duvidou de suas causas, mas os fatos observados, a partir de
então, o fizeram perceber que algo sério estava por detrás daqueles fenômenos.
Após sistemáticas observações, e a partir de diferentes informações, vindas dos mais diversos grupos
experimentais, fez estudos e levantou questões àqueles que se declararam espíritos, responsáveis pela produção dos fenômenos.
Publicou o resultado de suas pesquisas, em 18 de Abril de 1857, com o título 
O Livro dos Espíritos”, sob o pseudônimo de Allan Kardec, com o intuito de não confundir a autoria.
 O professor Rivail, ao publicá-lo usando o pseudônimo, abdicou não só da autoria dos ensinos como também iniciava um novo ciclo de atividades.
Os livros escritos sob o pseudônimo de Allan Kardec foram resultantes de exaustivas pesquisas e experimentos diversos, visando a universalidade do ensino dos Espíritos, evitando-se comunicações oriundas de um único médium e de um único Espírito.

O Livro dos Espíritos foi, dentre os livros espíritas editados, o primeiro cujo conteúdo trouxe a síntese do conhecimento espírita.
 É a obra básica do Espiritismo contendo os princípios de uma filosofia espiritualista, sobre
a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade - segundo os ensinos dados por espíritos superiores com o concurso de diversos médiuns - recebidos e coordenados por Allan Kardec. 
Não é obra de um homem, mas de vários espíritos desencarnados que inauguraram uma nova era na
humanidade, a Era do Espírito.
Em 1861, Allan Kardec publicou O Livro dos Médiuns contendo a parte experimental do Espiritismo. É um guia para os médiuns e evocadores e contém o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o  desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na
prática do Espiritismo.
 O livro constituiu-se no seguimento de O Livro dos Espíritos.
Em 1864, Allan Kardec publicou O Evangelho Segundo o Espiritismo, com a explicação das máximas morais do Cristo de acordo com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida. Nesse trabalho ele reuniu os artigos do Evangelho cristão que podem compor um código de moral universal, sem distinção de culto. É a parte moral do ensino dos espíritos.
Em 1865, Allan Kardec publicou O Céu e o Inferno, fazendo uma análise da Justiça Divina segundo o
Espiritismo. Ele faz um exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte.
Em 1868, Allan Kardec publicou A Gênese, que explica os milagres e as predições de Jesus segundo o
Espiritismo. Traz uma análise, à luz da ciência da época, das origens do Universo e da Terra.
Embora tenha publicado outras obras (O que é o Espiritismo, Revista Espírita, etc.), estas são as principais esses constituem no ABC do Espiritismo.


Conhecendo o Espiritismo      Adenáuer  Novaes

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou dúvida. Terei prazer em respondê-lo.