Digite aqui o assunto do seu interesse:

sexta-feira, 7 de junho de 2013

ESPIRITOS

Olá,


O espírito constitui-se num resultante da evolução do
princípio espiritual após sucessivas existências em contato
com a matéria bruta, com organismos vegetais e com a
complexidade dos corpos animais.
 Difere do princípio material não só pela inteligência como também pela capacidade de assimilar as leis de Deus desenvolvendo-se nelas.
Quando o princípio espiritual atinge a capacidade de


 
utilizar um corpo humano, ele é denominado espírito.
Portanto a criação dos espíritos remonta à criação do princípio espiritual que se origina de Deus. O surgimento de novos espíritos é consequência natural da evolução do princípio espiritual e se dá constantemente.
O homem possui natureza tríplice, sendo ele o encontro do corpo físico, do perispírito e do espírito. Essa constituição o coloca em condições de viver a vida material e a espiritual simultaneamente. 
O corpo físico é o veículo de manifestação do espírito na realidade material. O perispírito é um organismo de ligação entre a vibração da matéria e a natureza transcendente do espírito.
Em que pese a crença nos espíritos ser antiga, a confirmação científica de sua existência é ainda algo posto sob dúvidas, sendo aceita pelas religiões e alguns sistemas filosóficos.
 Ainda não é do domínio da ciência, nem mesmo como seu objeto de estudo.
Mas o fato que mais marcou a história do Espiritismo antes de Allan Kardec, foi o surgimento dos fenômenos de Hydesville, nos Estados Unidos, em março de 1848.
Naquele condado do Estado de New York, na casa da família Fox, numa noite de verão, no quarto das filhas do casal, pancadas nas paredes foram ouvidas buscando um tipo de comunicação. As meninas Katherine e Margaretta, de nove e doze anos, resolveram solicitar que quem quer que estivesse fazendo aquilo repetisse as batidas que elas faziam nos seus dedos. Foram prontamente atendidas.
Iniciou-se ali um sistema de código entre as meninas juntamente com seus pais e o espírito, que se denominou Charles Rosma, vendedor ambulante, que antigos moradores da casa assassinaram, havia cerca de cinco anos, para roubar-lhe dinheiro. Disse que seu corpo estava sepultado no porão. Tempos depois tudo foi investigado e constatada a veracidade.
Assim começaram as reuniões espíritas, nas quais, os espíritos, espontaneamente traziam informações da sociedade espiritual bem como de suas ações e motivações.
Todos os princípios básicos do Espiritismo foram trazidos por intermédio de comunicações obtidas em reuniões em que os espíritos ditavam mensagens para o esclarecimento dos encarnados.
Os espíritos foram criados por Deus, que continua criando-os sem cessar, simples e ignorantes quanto às Suas leis. Essa criação é de toda a eternidade e ocorre em todo o Universo. Os espíritos povoam o cosmo e se encontram em mundos espalhados pelo infinito em estágios diferentes, os quais são habitados por eles que se encontram em níveis evolutivos diferentes, porém todos fazendo parte da
natureza. Os mundos se comunicam como cidades de um mesmo país. Os espíritos, de acordo com propósitos superiores, deslocam-se de um mundo a outro a fim de cumprirem aprendizados que os capacitem à perfeição.
Os espíritos manifestam-se na natureza através do elemento material. Revestem-se de um corpo de matéria sutil para operar no mundo material. Esse corpo chama-se espiritual ou perispírito e é seu veículo de manifestação no mundo físico, sendo-lhe importante no seu processo de evolução.
Sua manifestação decorre da existência desse perispírito, que lhe permite transitar de um mundo a outro e influenciar a matéria. O perispírito é um organismo semimaterial e se presta à ligação entre a matéria e o
espírito, sendo veículo importante nas manifestações mediúnicas. É pelas suas propriedades semimateriais que se processam as comunicações mediúnicas, bem como a gama de fenômenos anímicos denominados paranormais ou parapsicológicos. Sua matéria constitutiva é sutil e
impressionável pelo pensamento, não sendo ainda possível detectá-la pelos modernos aparelhos eletrônicos, por mais sofisticados que sejam.
Os órgãos do perispírito são chamados de chakras e correspondem aos plexos do corpo físico. Os chakras são centros de força que comandam a atividade do perispírito.
O perispírito se liga ao corpo físico molécula a molécula, enraizando-se na corrente sangüínea e nervosa, participando dessa forma de todas as sensações. O perispírito também possui camadas denominadas de corpos, que se prestam a processos distintos. 
Há, no perispírito, a parte relativa ao corpo astral da qual se utiliza o espírito quando desencarna;
há o corpo vital, que lhe serve de manutenção da atividade vital do corpo físico; há a parte mental, que lhe comanda os processos ligados à memória e outras atividades psíquicas; há o corpo causal que registra os processos cármicos; o corpo emocional, sede das emoções, etc.
No perispírito ficam gravadas as experiências que o espírito vai tendo durante suas sucessivas existências em corpos físicos. O corpo físico registra a experiência, o perispírito grava e a codifica passando ao espírito que a assimila de acordo com a lei de Deus que lhe corresponde.
Os espíritos moldam o perispírito de acordo com seu pensamento. No perispírito ficam gravadas as heranças cármicas. Quando o espírito retorna a uma nova existência, essa gravação será responsável pelas alterações no corpo físico, resultando nos processos educativos a que tenha que atravessar.

Conhecendo o Espiritismo                                     Adenauer  Novaes

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou dúvida. Terei prazer em respondê-lo.