Digite aqui o assunto do seu interesse:

quarta-feira, 19 de junho de 2013

EVOLUÇÃO II

Olá,

O processo de aquisição de experiências num
organismo, que capacita o princípio espiritual a acoplar-se
em outros, dá-se através da consolidação de um corpo
intermediário entre a matéria e o espírito.
 Esse corpo,denominado perispírito, serve como aparelho de registro das experiências adquiridas em fases anteriores. Ele é o veículo de manifestação do princípio espiritual, e, mais tarde, do Espírito, enquanto fora do corpo material, nos intervalos entre uma existência e outra. Graças a ele, a
reencarnação processa-se compatibilizando um estágio

evolutivo em outro mais adiantado, isto é, mais apto a um novo aprendizado. Não é possível a um ser que esteja num estágio superior reencarnar em corpo mais atrasado, isto é, menos complexo.
 Um ser humano não reencarna portanto num corpo de outro animal.
Tudo se encadeia no universo, da forma mais primitiva, da partícula mais rudimentar, ao ser mais
evoluído. Tudo evolui na natureza, em direção ao amor de Deus. Tudo está interligado e conectado a  Ele.  A evolução não dá saltos, é infinita e inexorável. 
O homem, portanto, evolui a partir de espécimes inferiores que possibilitaram a
aquisição de experiências fundamentais à percepção das leis de Deus. Quando, num planeta, cessa a possibilidade da aquisição de experiências para essa percepção, o espírito passa a reencarnar em mundos mais adiantados, continuando assim sua trajetória evolutiva.
 Há uma evolução material, que modela novas formas mais adequadas à aquisição das experiências, e uma evolução espiritual que possibilita ao homem alcançar os objetivos divinos.
A evolução tecnológica e científica fez o homem fixar-se mais para fora de si mesmo e envolver-se mais com o mundo externo.
 A evolução espiritual o levará ao encontro consigo mesmo e com Deus.
 As ciências da alma, em particular a psicologia, têm se dedicado ao estudo do comportamento humano sem contudo penetrar em sua alma. O ser humano é essencialmente espírito, mesmo revestido de um corpo material, e transcende as explicações causalistas de seus comportamentos. Sua natureza espiritual
o coloca em contato com Deus, independente de suas crenças ou das explicações teológicas das religiões dogmáticas.
A evolução espiritual é a única fatalidade que existe.
O Espiritismo reconhece o homem, como ser eterno que é, dada sua natureza espiritual, na condição de autor de seu destino e co-autor da evolução social. A evolução possibilitará o encontro sublime e misterioso entre o Homem e Deus, eternamente ansiado por ele e objetivado por Ele. É o encontro místico e transcendente a que se referem os grandes mestres e as religiões, desde as mais
primitivas às contemporâneas.
O Espiritismo aponta novos rumos evolutivos, propagando a necessidade do homem perceber-se um ser
em evolução bem como a entender os diversos níveis em que se encontram seus semelhantes.
Não só afirma a evolução humana como também se coloca como um conhecimento e um saber evolutivo. Não compactua com dogmas nem argumentos calcados em afirmações sem provas. 
Suas bases se assentam nas leis da natureza, não havendo princípio, que, se contrariado pelo
saber humano, permaneça como corroborado pelo Espiritismo. Sua autoridade está na própria realidade dos fatos e não na autoridade de pessoas ou livros nos quais as opiniões sejam inamovíveis. 
Não há autoridade maior que aquela aceita pela consciência e confirmada pelos fatos.
 A evolução, há muito percebida, representa a certeza de que na natureza tudo ascende na direção da harmonia e do equilíbrio, em que o parâmetro é o amor.
A evolução humana consiste em adquirir-se o conhecimento das leis de Deus. Evoluir é apreender Suas
leis para a felicidade própria e a coletiva.

Conhecendo o Espiritismo                                     Adenauer    Novaes 

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou dúvida. Terei prazer em respondê-lo.