Digite aqui o assunto do seu interesse:

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

DOUTRINA ESPÍRITA - Reencarnação como processo educativo II

Olá,
As doenças de nascença são marcas referentes aos problemas não resolvidos de outras encarnações e que surgem como sinais da necessidade que tem o espírito de educar-se.
 As doenças adquiridas no decorrer da encarnação podem revelar conflitos referentes a encarnações passadas ou à presente existência, como também serem decorrentes do desgaste natural do organismo.
Os processos educativos que alcançam um grande
contingente de pessoas, atingindo, às vezes nações inteiras, dizem respeito a provas coletivas


cujo planejamento exige uma complexidade maior na preparação. São planejamentos feitos num nível superior aos das encarnações individuais ou de pequenos grupos.
Durante a encarnação, o esquecimento do planejamento não é total, pois o espírito tem lembrança dele
quando liberto do corpo durante o sono, através de sonhos, durante meditações, por influências de seus guias espirituais, bem como através de intuições. Essa lembrança nunca é completa face à ansiedade que pode ser gerada.
Várias são as circunstâncias que podem alterar o planejamento reencarnatório, dentre elas cito o suicídio de um dos personagens envolvidos, o estupro que provoca uma reencarnação, certas separações de casais, redução ou aumento voluntário do número de filhos.
O espírito pode também começar a planejar sua encarnação futura ainda reencarnado, contribuindo inclusive para reduzir seus problemas futuros desde que se determine a iniciar sua transformação interior desde já. Esse movimento, via de regra, inicia-se com as correções de rumo da atual encarnação, fechando alguns processos mal resolvidos, que, se assim permanecerem, atrapalharão o
futuro. Após isso deve refletir sobre si mesmo, identificar qualidades e defeitos que sabe que tem e, através de amigos, os que desconhece ter.
Esse planejamento prévio inclui reflexionar sobre profissão, sobre comportamento emocional, sobre lazer, sobre conhecimento intelectual, sobre habilidades diversas, sobre família, bem como sobre tudo aquilo que implique na adaptação social.
O planejamento reencarnatório não coloca ao espírito responsabilidades que não possa suportar. As provas e expiações são formas educativas, não punitivas, aliviadas pela misericórdia divina que, às vezes, proporciona intervalos entre encarnações difíceis, tanto quanto diluição do processo em várias etapas.
É característica dos planejamentos reencarnatórios o reencontro de antigos desafetos, assim como o auxílio de espíritos afins para que se alcance sucesso no processo de educação. Esse equilíbrio favorecerá o crescimento sem que se aumente as aversões características do nível evolutivo
dos espíritos na Terra.
O planejamento das reencarnações favorece a evolução no planeta, constituindo-se num instrumento de
melhoria das relações entre os homens.

CONHECENDO O ESPIRITISMO                          ADENÁIER NOVAES

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou dúvida. Terei prazer em respondê-lo.