Digite aqui o assunto do seu interesse:

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

DOUTRINA ESPIRITA - Vida Espiritual

Olá,

A vida espiritual é a vida verdadeira.
 O mundo dos espíritos é sua morada e o local onde desempenham suas  principais missões e ocupações.
 Para se entender a vida espiritual é necessária uma compreensão maior a respeito da energia que, no Espiritismo, é conhecida pelo nome de fluido.
Os fluidos são energias sutis que fazem parte da
energia que preenche o Universo.



 Allan Kardec chamou essa energia geral de Fluido Cósmico Universal.
A matéria é uma condensação desse fluido e, as várias modalidades de energia conhecidas pelo homem, são estados diferentes do mesmo Fluido Cósmico Universal.
Matéria, energia e fluido são expressões da substância material, que difere do princípio espiritual pela inteligência presente neste último.
Os fluidos são mais maleáveis ao pensamento do que a matéria, prestam-se à realização dos fenômenos espirituais pela sua natureza semi material.
O perispírito, veículo de manifestação do espírito, é constituído de fluidos derivados do Fluido Cósmico Universal. Suas propriedades são a base para a realização dos fenômenos mediúnicos.
 O perispírito é corpo complexo, constituído de estruturas que se prestam às mais diferentes funções. Na realidade, o que se conhece pelo nome de perispírito é um conjunto de corpos que se interpenetram e vão sendo eliminados na medida que o espírito evolui.
É através da manipulação dos fluidos que os espíritos constroem suas moradas e se organizam de acordo com sua evolução espiritual.
Cidades, colônias, organizações diversas são construídas pela utilização e manipulação do
Fluido Cósmico Universal. Quanto mais evoluído o espírito, mais capacidade tem ele de utilizar-se dos diferentes tipos de fluidos. É pelos fluidos e suas modificações que se estruturam as cidades astrais.
 A  alimentação dos espíritos desencarnados se dá através de fluidos próprios que vitalizam o corpo espiritual. Os espíritos, seres humanos desencarnados, organizam-se de acordo com os níveis de evolução em que se encontram, o que vai ditar seus interesses após a morte do corpo. De acordo com seus estágios evolutivos buscam reunir-se para ações comuns.
Há organizações com interesses diversos no mundo espiritual: escolas, hospitais, locais de repouso, de lazer, de preparação à reencarnação, de desenvolvimento espiritual, etc.
As pessoas que desencarnam doentes, e que, continuam nesse estado, são abrigadas em instituições onde espíritos, que se organizaram na tarefa do auxílio ao próximo, desenvolvem seus trabalhos de socorro e cura. Há outras que desencarnam em bom estado psíquico e logo se entrosam em grupos afins para continuarem seu crescimento espiritual.
 Os espíritos se agrupam por afinidades e mútuos interesses. Evidentemente que espíritos mais atrasados também se agrupam, muitas vezes em situações de sofrimento e dor e noutras com a finalidade de perturbar pessoas e grupos com quem acreditam ter contas a ajustar. Portanto, há
regiões onde impera a felicidade sem ociosidade como também há regiões de sofrimento e dor. Neste último caso é comum chamar-se de região umbralina ou simplesmente umbral.
Os bons espíritos habitam regiões superiores onde imperam o amor e a verdade; os maus espíritos, estado transitório, habitam locais mais próximos da convivência com os encarnados, onde imperam a desordem e a indiferença. Os bons se unem aos bons; os intelectuais aos intelectuais,os ociosos aos ociosos; semelhante atrai semelhante.

Conhecendo o Espiritismo                       Adenáuer  Novaes

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou dúvida. Terei prazer em respondê-lo.