Digite aqui o assunto do seu interesse:

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Doutrina Espírita - Família


Olá,

A família é o núcleo básico da sociedade e onde
reencarnam os espíritos a fim de continuar seu processo de evolução.
É nela onde se processam os encontros de antigos
afetos e desafetos para o necessário crescimento espiritual.
A família é uma instituição cuja implantação na
sociedade significou um marco evolutivo, pois representa a possibilidade da fixação de vínculos afetivos e de aprendizagem do amor.



Cada espírito ao reencarnar tem um papel na família, não só importante para si como também para o grupo. No desempenho desse papel de extrema responsabilidade ele terá oportunidade de apreender as leis de Deus.
Saber conviver com os entes familiares não só é uma arte como uma atividade que faz crescer e evoluir aqueles que se saem bem.
Ao se constituir uma família, que se inicia geralmente na convivência a dois, costuma-se criar expectativas quanto ao desempenho do outro, cobrando-lhe atitudes que nem sempre são alcançadas, o que torna a relação desgastada.
Viver a dois é desejar a felicidade do outro além da própria.
Ela, muitas vezes, inicia-se sem o necessário planejamento, onde seus membros, sem a necessária experiência, vivem ao sabor das circunstâncias e das contingências da vida.
Para se obter o desejado crescimento na família não se pode prescindir de um planejamento de como mantê-la, quantos e em que época devem vir os filhos, dos diálogos que devem existir entre seus componentes, etc.
Por ser criado como individualidade, constitui-se um aprendizado para o homem viver em família, cujas lições básicas passam pela renúncia, pela paciência, pela compreensão, pela parcimônia, pelo respeito, pelo entendimento de que se está diante de uma grande oportunidade de evoluir com o grupo familiar.
É preciso aprender a ceder para conquistar, a dar para receber, a amar para ser amado, a entender as diferenças produzidas pelas sucessivas reencarnações, a não querer moldar o outro à sua maneira.
A família auxilia o direcionamento do espírito que se encontra perdido, sem limites, necessitando de orientação e acolhimento. É através da educação na infância que ele receberá o apoio aos seus projetos de renovação.
 Cabe aos pais o papel de encaminhar e orientar os filhos no sentido de reequilibrar as atitudes viciosas do passado, visando a harmonia no futuro. Ser por demais permissivo tanto quanto
ser excessivamente castrador poderá produzir danos à encarnação do espírito.
Muitas vezes, nasce na família alguém com um problema de difícil solução, exigindo esforço dobrado dos demais membros que, às vezes, ausentam-se do auxílio necessário.
 Geralmente, numa família não há um só doente, pois, quando alguém vem nessa circunstância, todos são doentes. Num certo sentido foram co-responsáveis pelo problema que se apresenta à família.
O parente difícil, o parente excepcional, o parente desequilibrado, o problemático, é alguém que é colocado em nosso caminho para o crescimento mútuo e evolução do grupo. Esquivar-se da convivência pode significar adiamento da lição a ser aprendida.
Os membros de uma família são espíritos que renascem juntos por afinidades e por contingências
expiatórias. Quando são espíritos afins, a harmonia vigora no lar. Quando são espíritos comprometidos com seu próprio passado, ocorrem as desavenças. É na família onde terão oportunidade de crescer e aprender o que não sabem.


Conhecendo o Espiritismo   -   Adenáuer Novaes

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou dúvida. Terei prazer em respondê-lo.