Digite aqui o assunto do seu interesse:

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Doutrina Espírita - Trabalho e Progresso

Olá,

A evolução se processa pelo trabalho que o homem
exerce durante suas sucessivas encarnações.
É desempenhando os mais diversos papéis sociais que vai aos poucos incorporando as leis de Deus.
 O trabalho que ele exerce é o meio eficaz para que apreenda o sentido da vida.
O progresso social só é possível através do trabalho e
o homem é o meio e o fim de seu próprio trabalho, o qual é
uma atividade necessária ao homem, portanto obrigatória
para seu progresso moral.
Não só as atividades materiais podem ser consideradas como trabalho, pois toda atividade
útil o é.
O trabalho, além de se constituir numa necessidade e um meio de desenvolver a própria inteligência do homem, é também a forma dele participar da obra de Deus.
Nos mundos mais adiantados, os espíritos também trabalham e sempre de acordo com suas necessidades.
Quanto mais grosseiras sejam elas, mais material é o trabalho que executam.
Não há ociosidade no universo, nem existe paraíso de inatividade.
O trabalho é inerente ao ser humano, mesmo àqueles que materialmente não precisem dele para seu sustento, têm a obrigação de ser úteis à sociedade.
 Quando mais aquinhoado que os outros, têm obrigação de fazer o bem com os meios de que dispõem.
As desigualdades sociais existentes são resultantes do estágio primário de evolução em que ainda se encontra a humanidade.
Além da carência de empregos, observa-se o desnível de renda e a miséria ainda presente na maioria das sociedades humanas.
 Só quando o egoísmo e o orgulho, maiores empecilhos ao progresso, frutos do materialismo,
não mais encontrarem lugar na humanidade, ela poderá alcançar um estágio melhor.
Os sistemas sócio-econômicos que vigoram na Terra ainda se baseiam na supremacia do capital sobre o trabalho humano bem como na preponderância da matéria sobre o espírito.
Quando o espiritualismo, em particular o Espiritismo, chegar à consciência do homem, este
encontrará o equilíbrio necessário ao seu progresso social e espiritual.
Para trabalhar, o homem sai em busca de profissões motivado pelo ganho financeiro com que elas possam lhe retribuir, muitas vezes esquecendo-se de sua vocação e de suas necessidades evolutivas. Qualquer profissão é digna e o fruto de seu trabalho deverá concorrer não só para um ganho pessoal como para o progresso social.
Se na Terra o homem não trabalhasse, viveria no estado de barbárie, incompatível com o progresso que lhe é inevitável. Voltar a viver como os primitivos habitantes do planeta, sob o pretexto de que é a situação que induz a menos necessidades, é o mesmo que adotar a felicidade do bruto considerando-a plena por não conhecer a verdadeira felicidade.
Não é possível ao homem involuir, da mesma forma que não é factível que a sociedade retorne ao estado primitivo. Tanto quanto o homem, a sociedade sempre evolui para um estágio mais avançado de progresso.
O contato social é imprescindível ao progresso da humanidade, não sendo possível uma civilização evoluir sem o convívio com outras mais adiantadas.
Nem sempre o progresso intelectual significa ter atingido o progresso moral, mas muitas vezes um decorre do outro. Com a evolução, eles se equilibram.
Em que pese ser de forma lenta, a humanidade caminha para o progresso melhorando-se a cada dia. Hoje o homem vive melhor que no passado, tanto no sentido material como no espiritual. O progresso é portanto inevitável e inexorável.
Assim como os homens, a humanidade evolui atravessando fases, desde a infância, passando pela idade adolescente, até alcançar a maturidade. As culturas que não se baseiam na força nem na conquista de poder e território, servem de exemplo para outros povos, por que certamente
estarão pregando o bem e a caridade cristã como modelo de vida.
As sociedades produzem suas leis visando erradicar o mal, no entanto, elas são punitivas e só atuam depois de sua ocorrência. O progresso social só se dá pela educação que dispensa leis rigorosas.

Conhecendo o Espiritismo               Adenáuer  Novaes


Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou dúvida. Terei prazer em respondê-lo.