Digite aqui o assunto do seu interesse:

terça-feira, 18 de março de 2014

Vida - Crer e crer

Olá,

"Disse então Jesus aos Judeus que nele creram:

 Se vós permanecerdes nas minhas palavras, verdadeiramente sereis meus discípulos."

Há crer e crer.
Os demônios criam: criam, mas não praticavam; criam, mas não se convertiam.
 O templo cristão é uma escola. Aquele que se limita a admirar-lhe a fachada, contornando-o, ou permanecendo no vestíbulo, não sabe o que é essa escola, ignora e ignorará tudo o que ali é ensinado.


O Cristianismo é uma doutrina que precisa ser aprendida e sentida. Estuda-se a sua ética mais
com o coração do que com a inteligência. Aquele que não sente em si mesmo a influência da
moral cristã, desconhece o que ela é, embora tenha perfeito conhecimento teórico de todos os
seus preceitos e postulados. O coração registra emoções; nossos atos e nossa conduta geram as
emoções. O Cristianismo é a verdadeira doutrina positiva, visto como é a doutrina da prova e da
experiência pessoal.
Ninguém saberá o que significa — amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos fazem mal —
enquanto não escoimar o seu interior.de toda a odiosidade, de todo o sentimento de rancor.

 "Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados."

 — Quem pode saber o valor desta beatitude, senão aquele cujas lágrimas de arrependimento, ou de dor, o conduziram aos pés da Cruz?

 "Vinde a mim, vós todos que vos sentis aflitos e sobrecarregados; eu vos aliviarei."

Estas palavras não têm sentido para os epicuristas, para os felizes do século, para os ricos e para os
poderosos da Terra. Mas, os pobres, os pequeninos, os sofredores sabem perfeitamente, por
experiência, o quanto elas valem e o que significam.

 "Aquele que não abre mão de tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo."

 Semelhante expressão é loucura para o onzenário, para o banqueiro, para o homem de negócio, para todos os argentários do mundo. Porém, é um programa, para quem já descobriu outra espécie de riqueza: a que o ladrão não rouba e a traça não rói.

"Recebei o Espírito Santo." 

Que juízo poderão fazer desta dádiva os que ainda não a receberam?
Definirão o caso de mil formas, porém, jamais conhecerão do fenômeno, enquanto não o
experimentarem em si mesmos. Teólogos eminentes, ilustrados e eruditos têm escrito coisas sem
nexo, quando se reportam ao assunto. Por quê? Porque conhecem o caso pela mente, mas o
ignoram de coração.
 Daí o dizer de Paulo: Só o homem espiritual entende o que é espiritual.
Jesus não foi teólogo, nem sacerdote. A teologia, tal como a ensinam as religiões, tem confundido
muitos crentes, tem dividido e subdividido o rebanho do Cristo, sem jamais levar consolo a um só
coração.
Na fé em Jesus-Cristo não há confusão. Sua doutrina é integral; e só podemos conhecê-la seguindo
as pegadas do Senhor, que é a sua personificação .
 Jesus é um mestre cuja escola é Ele mesmo. Por isso, deixou de escrever, não legou livro algum à Humanidade que veio remir, o Cristianismo não se reduz a teorias: é luz, é verdade, é vida.
O homem é conversível. Jesus veio promover sua conversão, anunciando o Evangelho, antes que
existisse qualquer livro ou manuscrito com essa designação.
 O Evangelho é uma mensagem, convidando os homens para o reino de Deus. Para alcançá-lo, porém, é mister uma condição: converter-se.
 Converter significa mudar de vida, deixar o caminho velho, tomar rota nova, pois o homem tem vivido no reino da carne, da mentira e do egoísmo; e o reino de Deus é precisamente o oposto, isto é, o reino do espírito, da verdade e do amor.
Cristãos verdadeiros, portanto, são somente aqueles que se reformam continuadamente. Este é o
cunho que os distingue dos falsos crentes, dos cristãos de fancaria e de rotulagem.

Vinícius                          Em torno do Mestre

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou dúvida. Terei prazer em respondê-lo.