Digite aqui o assunto do seu interesse:

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Meditar - Os medos que impedem a felicidade V

Olá,

Medo de não atender às expectativas

Todos queremos nos sentir importantes para alguém.
 Muitos ainda vivem em função de sua imagem pública.
Desejamos atender às expectativas de uma pessoa, da família, de um grupo referencial, ou da cultura na qual estamos vivendo. Por um lado isso pode nos impulsionar para um futuro promissor, por outro nos alienar por toda a vida, pois se pode correr o risco de viver-se a vida esperada pelos outros.
Para ser feliz é preciso separar suas expectativas daquelas que vêm de fora.
Quando as expectativas geradas pelos outros podem ser correspondidas e coincidem com o projeto de vida da pessoa, isso se torna estruturante; porém, quando elas estão além de nossa capacidade ou diferem do projeto de vida que gostaríamos de adotar, elas nos levam a frustrações no futuro.
 Quando decidirmos não mais atender às expectativas externas, principalmente daqueles que nos
 ajudaram a consolidar nossa personalidade e contribuíram para que chegássemos aonde nos encontramos, certamente teremos que ter alcançado maturidade e segurança.
Desagradar alguém que nos é querido não é tarefa fácil.
Requer firmeza nos próprios princípios e amorosidade na hora de declará-los.
A felicidade pessoal pode nos obrigar a afirmação do nosso próprio destino, mesmo que ele contrarie aquele que nos habituamos seguir.
Ninguém deve abdicar de conduzir seu próprio destino.
Mesmo sabendo que ele está atrelado ao de outras pessoas, deve-se ter consciência de que na vida temos que aprender a fazer as próprias escolhas.
 Cada escolha proporcionará consequências que poderão nos trazer sofrimentos ou felicidade. Devemos lembrar que toda vitória depende de sacrifício.
 Assim é com a felicidade; ela exige não só sacrifício como também uma boa dose de renúncia. Durante toda a vida escolhas devem ser feitas e não podemos temer suas consequências, pois, se isso ocorrer, dificilmente as faremos. Não escolher é não viver.
 Uma vez estando na vida, torna-se inevitável assumir as escolhas. Quanto mais adiarmos assumir o comando de nossa vida, mais adiaremos nossa felicidade.
 Não tenha medo de decidir, nem receio de que as coisas deem erradas.
 Melhor errar fazendo que se omitir e continuar alienado.
 Buscar ajuda para saber escolher pode ser importante. Embora isso nos possibilite um menor número de equívocos, nem tudo se pode abdicar de decidir solitariamente.
 Há coisas que só dependem de nós e é exatamente o decidir sozinho que nos fará aprender.
Arrependa-se do que fez quando isso trouxe infelicidade a você ou a alguém, mas arrependa-se ainda mais quando seu medo de fazer escolhas não lhe permitiu ter feito o que lhe competia em benefício de sua felicidade. Seja feliz assumindo o comando real de sua vida.


Medo do desconhecido


Ninguém tem controle total sobre a Vida.
Nenhum ser humano tem certeza de nada nem está seguro de como será seu próprio futuro.
Muito embora o futuro da humanidade seja uma incógnita, o futuro do ser humano é ser feliz, disso não tenha dúvida. Os planos de Deus certamente incluem a felicidade do ser humano, porém as estratégias que Ele utiliza nem sempre podem ser antevistas.
 Caso você tenha medo do desconhecido, fique sabendo que a maioria das pessoas também tem, porém talvez elas já tenham adquirido controle sobre seu medo.
 Elas descobriram que de nada vale antecipar com hipóteses o que não se tem certeza de como será. Elas também têm consciência de que não se tem a capacidade de saber tudo, principalmente o que depende de infinitas variáveis.
Essa antecipação deve ocorrer dentro daquilo que se pode alcançar, porém, quando se trata de querer coisas improváveis ou impossíveis, pode-se incorrer na ansiedade doentia. De nada adianta achar que o desconhecido é ameaçador ou que necessariamente virá contra nós.
É preciso ter confiança em Deus e na própria capacidade em superar obstáculos.
A Vida não nos presenteia com coisa alguma que não possamos utilizar em nosso proveito.
Querer antecipar o futuro como se ele fosse algo ameaçador pode nos fazer viver em constante sobressalto, achando que a Vida nos trará sempre o negativo.
 Caso realmente o futuro venha lhe trazer algo de ruim ou de negativo, tenha certeza de que aquilo será instrumento impulsionador de seu crescimento e lhe possibilitará ser melhor pessoa do que você é. Sua felicidade ocorrerá, porém estará sendo adiada durante o período em que você continuar com seu medo a respeito do que não pode ser por você controlado.

Adenáuer  Novaes             Felicidade  sem culpa

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou dúvida. Terei prazer em respondê-lo.