Digite aqui o assunto do seu interesse:

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Pentateuco Espírita - Sabes disso

Olá,

" ..... O caminho da felicidade a todos se abre amplo, como a todos as mesmas condições para atingi-la. A lei, gravada em todas as consciências, a todos é ensinada. Deus fez da felicidade o prêmio do trabalho, e não do favoritismo, para que cada qual tivesse seu mérito.
Todos somos livres no trabalho do próprio progresso, e o que muito e depressa trabalha, mais cedo recebe a recompensa. O romeiro que
se desgarra, ou em caminho perde tempo, retarda a marcha e não pode queixar--se senão de si mesmo.
O bem como o mal são voluntários e facultativos: livre, o homem não é fatalmente impelido para um nem para outro.  "
 O C. e o I. 1ª Parte, cap. VII, § 32

Essas doces crianças que observas, com sublime enternecimento, são teus filhos, pérolas de luz, cujo escrínio geraste no coração, muitas vezes coagulando as próprias lagrimas.
Tomaste algo de teu sangue e amassaste-o com o hálito de teu hálito, adicionaste os melhores sonhos e os mais límpidos ideais e formaste semelhantes maravilhas que te nasceram por esperanças em flor.
Sentindo-as por aves frágeis, em busca de asilo em teu peito, sabes acolher-lhes as necessidades no carinho incessante.
Dias de laborioso cuidado, preservando-lhes a existência.
Noites de dolorosa vigília, quando a enfermidade aparece.
Alimento, agasalho, escola, responsabilidades e inquietações...
Entretanto, mais tarde, nunca te lembrarás de cobrar-lhes impostos de reconhecimento ou exigir se convertam em fantoches de teus caprichos.
Ver-lhes a honradez e o trabalho, o passo reto e a independência construtiva representa, em verdade, todo o triunfo que ambicionas.
E, um dia, dobado longo tempo sobre a tua renuncia, se essas crianças, transfiguradas em pessoas adultas, caem sob terríveis enganos, na conquista da experiência, sabes esquecer as rugas de dor e refazer os ossos desconjuntados...
Sabes começar a luta de novo para ajudar os rebentos da própria vida a se transferirem das dívidas de aflição para os júbilos do resgate...
 E a todos os que te reprovam o devotamento e a fadiga, censurando-te a persistência no sacrifício, sabes responder, na mesma reserva de confiança e ternura, com alegria misturada de pranto: “são meus filhos”.
Isso acontece no lar terreno, onde as criaturas humanas, embora imperfeitas, não se resignam a ferretear os próprios filhos com o estigma de escravos...
Imagina, pois, a longanimidade do amor que vibra e reina, infinito, no Lar Divino da Criação!...

Emmanuel/Francisco C. Xavier                                         " Justiça Divina "

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou dúvida. Terei prazer em respondê-lo.